Uma das metrópoles mais isoladas do mundo, sim essa é a fama da cidade. A maneira que ela é definida mundo afora. E isso ocorre porque, apesar de ser uma cidade grande, está bastante isolada de outras regiões. A maior parte da população está localizada na costa leste da Austrália. Enquanto isso, Perth está localizada na costa oeste, do outro lado do país. Dessa forma, surge a pergunta: o que fazer em Perth?
Abaixo você confere algumas dicas e possibilidades sobre o que os alunos internacionais podem fazer durante a estadia. Comecemos dizendo o que é fato: Se for para lá, reserve ao menos 4 ou 5 meses. É uma viagem longa, que demanda planejamento e um investimento considerável. Sendo assim, faça isso de caso pensado e planejado.
Passeio pelo centro da cidade
Não há dúvidas que o centro de Perth é uma graça. O que não faltam são possibilidades do que fazer. Desde andar de bike, até mesmo visitar os mais diversos restaurantes da região. Dependendo do seu perfil, também pode visitar alguns museus e aproveitar o excelente clima da região, que no verão, escurece bem tarde, sendo possível aproveitar a luz solar.
No centro (CBD), não deixe de andar pela Hay Street e Murray Street, que são duas das principais vias da cidade. Elas ficam paralelas, têm centros comerciais que ligam uma à outra e são cheias de lojinhas, restaurantes e outros estabelecimentos. É uma área que conta com edifícios antigos, como o City Hall e a London Court, uma galeria com lojas e uma arquitetura encantadora.
Aproveite a variedade de praias
A viagem a Perth não estará completa sem visitar as praias da região, elas são lindas e um programa imperdível durante o verão! A água do mar é de um azul turquesa singular, muito convidativo para um banho. Só não espere encontrar águas quentes por lá, doce ilusão. O bacana é que as praias da cidade sempre estão próximas a um gramado com árvores, então você pode escolher se quer curtir o mar da areia ou da grama. Uma experiência bastante australiana.
Duas praias que você pode incluir no roteiro e ficar de queixo caído com sua beleza são Cottesloe e Scarborough, você poderá notar que é difícil escolher a mais bonita! Porém, se quiser fazer um passeio para praticar snorkelling ou sair extasiado de tanta beleza, a dica é visitar Rottnest, uma ilha a pouco mais 1h de barco de Perth, que tem algumas das praias mais lindas da região.
O clima de Perth
Engana-se quem pensa que o clima em Perth é como o do sudeste brasileiro. Em uma latitude parecida com o Rio Grande do Sul, o inverno na cidade é frio, e ao contrário do inverno brasileiro, lá chove durante três meses (Junho, Julho e Agosto), com bastante vento e frio.
Agora, a partir de Setembro os dias de sol começam a aparecer com mais frequência e estendem-se até meados de Maio. A cidade é conhecida por seus 300 dias de sol no ano, e realmente o céu azul lá é de uma limpeza como nenhum outro lugar. Sendo assim, no verão, as temperaturas ficam bem intensas e chegam aos 40ºC facilmente, com níveis de umidade bem baixos. Ou seja, se prepare para ir durante o período com o qual mais se identifica.
Cottoesloe
Por fim, um dos cartões postais da cidade, Cottoesloe é realmente singular. A praia com um mar esmeralda cristalino, cercada de pinheiros australianos por todos os lados, formam uma cortina que dá muito charme ao cenário, composto de um céu azul e gaivotas.
Para encerrar o passeio, vale muito assistir o pôr do sol no gramado embaixo dos pinheiros também, é um dos programas prediletos dos australianos da região, e também de quem visita a cidade.
Isso tudo é apenas um resumo do que você pode fazer na cidade, que é enorme e conta com diversas outras opções. Ou seja, é uma alternativa à Sydney para os que gostam de cidades grandes, praias, baladas e uma boa gastronomia e ambiente cultural.
Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de intercâmbios, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.
Publicado originalmente no blog: wta Intercâmbio.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.