4 curiosidades sobre a Índia

4 curiosidades sobre a índia

Você sabia que é possível fazer intercâmbio para a Índia? E mais do que isso, que o idioma que é lecionado no país é o inglês? Acredite, é a mais pura verdade. O país é considerado bilíngue, com dois idiomas oficiais, o Hindi, e o inglês. Pensando nisso, trazemos no artigo de hoje 4 curiosidades sobre a Índia.

As vacas são sagradas na Índia

As vacas são sagradas na Índia

Provavelmente, essa curiosidade você já escutou falar. Essa parte da cultura foi bastante divulgada durante a novela que passou na Rede Globo, Caminho das Índias. O que tem de vacas andando pelas ruas, tanto das cidades pequenas, quanto das grandes, não é brincadeira. Ou seja, se você fizer intercâmbio na Índia, é bastante provável que você cruze com alguns desses animais em diferentes momentos.

Os hindus consideram a vaca um símbolo sagrado da vida, e que como tal deve ser protegido e reverenciado. Elas são adoradas em toda Índia, inclusive suas fezes e urinas são utilizadas em alguns rituais (sim, para nós é algo estranho, mas faz parte das crenças e culturas locais). A figura bovina está associada a várias divindades, incluindo Shiva, um dos principais deuses do hinduísmo.

Um aspecto importante, que fala muito de onde vem essas crenças, é que nos Vedas, as mais antigas das escrituras hindus, a vaca é associada a Aditi, a mãe de todos os deuses. Ela é vista como uma figura materna, pois ela fornece o leite que sustenta a vida. Elas são muito amadas pelos indianos e isso reflete no tratamento que recebem no dia a dia.

O Taj Mahal é um túmulo

O Taj Mahal é um túmulo

Um dos maiores cartões-postais da Índia, e que ao mesmo tempo, em razão de seu formato, parte da população acha que é um palácio. Porém, na verdade, é um túmulo. E a gente explica essa história! A construção deste mausoléu remonta a história de um antigo imperador, junto à uma de suas esposas.

O imperador Shah Jahan mandou construir o Taj Mahal em homenagem à sua terceira esposa, Mumtaz Mahal, que faleceu no parto do décimo quarto filho do casal em 1631. Ele ficou tão devastado e tão triste com a morte de sua amada que ordenou que fosse construído um monumento imponente, majestoso e único em sua homenagem, para que o mundo nunca se esquecesse dela.

Porém também há boatos locais não tão glamorosos nessa história toda. Reza a lenda que o imperador teria mandado cegar e até mesmo cortar as mãos dos artesãos que trabalharam na construção do Taj, para que estes não repetissem o feito em nenhum outro lugar. Surreal, não?

Parte dos indianos não usam papel higiênico

Parte dos indianos não usam papel higiênico

O subtítulo já está como “parte” porque seria exagerado dizer que a maioria, ou nenhuma pessoa do país utiliza o papel higiênico. Porém, vale dizer, que a justificativa cultural é bastante válida. Após fazer suas necessidades os indianos preferem lavar-se ao invés de usar papel higiênico. O que pode incomodar muitos brasileiros, é a cultura de não ter papel ou algum tecido para secar as “partes” molhadas.

Mas como são os banheiros? É a pergunta que todos fazem ao saberem disso. Nos banheiros da Índia você encontrará um balde com uma pequena caneca ou uma ducha higiênica para que você possa se lavar. Porém, graças aos turistas, em muitos banheiros de hotéis e restaurantes você encontrará papel higiênico também. Assim como costuma ocorrer em diversas residências estudantis.

O país mais vegetariano do mundo

O país mais vegetariano do mundo

Essa curiosidade não costuma ser tão abordada entre os brasileiros. Mas sim, a Índia é o país com maior número e proporção de pessoas vegetarianas do mundo. Muito disso vem da cultura e das crenças, que já citamos acima, sobre como as vacas são animais vistos como sagrados na região.

Mas ainda assim, somente cerca de 40% da população é vegetariana (o que, acredite, para os padrões internacionais, é um número alto). Muitos indianos comem carne de frango e de peixe. A única verdade aqui é que você não encontrará carne de vaca para comer em nenhum restaurante. No máximo encontrará carne de búfalo em alguns poucos lugares, normalmente turísticos.

Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de intercâmbios, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.


Publicado originalmente no blog: wta Intercâmbio.

Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *