Você sabia que é muito comum que as pessoas tenham medo de avião? Especificamente, de estar no ar em um meio de transporte no qual você não tem controle nenhum. Diversos estudos indicam que, quanto mais informação você tiver sobre um assunto ou realidade, menor será o seu medo sobre aquilo. Trazemos hoje um artigo bem completo, e ao mesmo tempo, muito útil: Medo de avião: Dicas para enfrentá-lo.
O fator de ter conhecimento sobre a realidade e segurança dos aviões ajuda muito a enfrentar o medo, e até mesmo, a controlar esse sentimento. Todavia, é preciso entender que, de fato, essa mudança de percepção não costuma acontecer da noite para o dia. Sendo assim, é algo que vale ir se preparando e estudando, por algumas semanas ou meses, antes da data da viagem.
Consuma conteúdo de especialistas
É claro que apenas lendo esse artigo, não será possível resolver esse receio que você tem. Porém, atualmente, existem diversos especialistas no assunto, tanto nas redes sociais, quando no YouTube. Ou seja, é algo que abre um leque de possibilidades para você. Que consegue ao mesmo tempo, filtrar informações lendo artigos, ou até mesmo assistindo vídeos.
Um excelente canal para você se informar sobre os mais diversos fatos da aviação nacional e internacional, é o Aviões e Músicas, do Lito Sousa. Ele é controlador de voo, e domina as mais diversas frentes da aviação. Conta desde curiosidades, e até detalha fatos históricos. Inclusive, ele conta em mais de um vídeo dicas de como você pode superar o medo de voar.
Quanto mais conteúdo informativo você consumir, maior a chance do seu cérebro entrar num processo de aprendizagem e entendimento sobre o assunto. É comum que tenhamos diversos medos, inclusive, o de estar num avião sendo um deles. Porém, quando nossa mente entende que os riscos são mínimos, a sensação de insegurança vai diminuindo gradativamente.
Sim, avião é o transporte mais seguro do mundo
Você já deve ter escutado ou lido sobre isso. Mas é difícil de acreditar, né? Então vamos falar de dados práticos. Esse artigo, que traz dados de 2021, mostra que a chance de um acidente aéreo é tão mínimo, que representa 1 em 990 mil. Se você tiver a oportunidade de ler o artigo, conseguirá conferir diversos dados, bem mais específicos.
Quando falamos de voos comerciais, nos aviões maiores, as chances são ainda menores. Você se lembra do último acidente aéreo que aconteceu no Brasil, envolvendo um avião comercial? Foi em julho de 2007, quando o voo da TAM JJ3054 não conseguiu frear, e acabou colidindo com um prédio comercial, da própria empresa. Ou seja, são mais de 15 anos nos quais o Brasil não registra nenhum acidente aéreo com voos comerciais. No canal do Lito, inclusive, ele tem um vídeo explicando o porquê desse acidente ter ocorrido.
Isso acontece por diversas razões, entre elas, o fato da tecnologia das aeronaves e o controle dos mais diversos imprevistos terem avançado muito nas últimas décadas. Sendo assim, existem diversas ferramentas e métodos, que ajudam a evitar qualquer imprevisto durante os voos. Independentemente da distância e tempo de voo que irá pegar.
Conversar com pessoas que tem experiência de viagem
Além das primeiras alternativas, onde falamos mais de conteúdo e informação, existe a possibilidade também de você bater papo com pessoas que tem alguma vivencia sobre o assunto. Pode ser amigos ou parentes, e se você for cara de pau, até mesmo conhecidos que você sabe que já viajaram alguma, ou algumas vezes.
É sempre bom escutar relatos de alguém que já viveu a experiência, e que por alguma razão, não tem o mesmo medo que você. Sim, é importante dizer que as sensações nesse sentido, podem variar de pessoa para pessoa. Todavia, em muitos casos, é possível que, com esse diálogo, parte da ansiedade e da agonia que você possa estar sentido, passe.
E apesar de ser óbvio, vale destacar, não vá conversar com alguém que também tem medo. Afinal, vocês vão acabar ficando mais ansiosos. O que ninguém quer, certo? Caso tenha alguém com essa perfil próximo a você, a dica é: sigam principalmente os dois primeiros tópicos do artigo, que aí sim, poderão ter novas perspectivas sobre o assunto.
Diferencie o medo do perigo
Esse é um movimento, que apesar de parecer simples, não é. O medo também está relacionado, diretamente, a sensação de perigo. A partir do momento que você consegue se convencer, de que estar voando num avião não é perigoso, é natural que a sensação de medo diminua consideravelmente, até ela sessar.
O corpo humano trabalha isso de maneira perfeita. O cérebro está certo em avisar que aquele ambiente pode ser perigoso, porque não é o nosso ambiente natural. Biologicamente falando, o ser humano não é um ser que voa. Todavia, com o avanço da humanidade e das tecnologias, hoje podemos fazer esse movimento dentro de aeronaves muito seguras.
Por fim, lembre-se de que sim, o medo é natural. Porém ele não pode nos dominar. Principalmente em situações que, como essa, nós não estamos em perigo real. Tente se convencer disso, que tudo será facilitado! Depois conta pra gente o que achou das dicas de hoje!
Se você gostou dessas dicas, e quiser maiores informações, converse com um de nossos especialistas e entenda todas as possibilidades. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!
Publicado originalmente no blog: TravelMate.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.