Quer viajar para a Inglaterra? Conheça as possibilidades de intercâmbio por lá!

Quer viajar para a Inglaterra? Conheça as possibilidades de intercâmbio por lá!Estudar em Londres ou no interior da terra de Harry Potter? Eis a questão. O artigo de hoje é pensado e construído para quem deseja morar, mesmo que por pouco tempo, no Reino Unido. Com o título quer viaja para a Inglaterra: Conheça as possibilidades de intercâmbio por lá, trazemos um conteúdo completo, com diversas dicas sobre o país.

A Inglaterra está há muitos anos entre os cinco destinos mais procurados pelos intercambistas brasileiros. A moeda por lá é a libra esterlina, uma das mais valiosas do mundo. Além disso, algumas das cidades do país sempre figuram entre as mais seguras do mundo. Agora que já sabe algumas curiosidades, bora conhecer os possíveis intercâmbios?

High School

High School

Programa destino aos jovens que estão no ensino médio e desejam fazer um período de seus estudos no país. Na Inglaterra, diferente de outros países, o ensino médio é dividido em 3 termos. O recomendado é sempre que a soma dos termos totalizem 1 ou 2 semestres acadêmicos. Dessa maneira, fica fácil fazer a equivalência dos estudos com o colégio do Brasil.

Um dos diferenciais do High School britânico, é que a maioria dos programas disponíveis são em boarding Schools. Na tradução literal, são internatos, mas temos que confessar que a experiência é muito mais legal que a palavra em si. A experiência é extremamente acadêmica, e costuma ser cheia de atividades interessantes.

Durante a estadia em um boarding School, o estudante fica na acomodação estudantil, e é cuidado pela equipe responsável da instituição de ensino. Tem aulas e atividades durante o dia inteira, sendo que algumas delas são obrigatórias, e outras o aluno escolhe de acordo com seus interesses. As possibilidades são diversas, desde música, teatro, marcenaria, física, canto, entre tantas outras.

Curso de idiomas

Curso de idiomas

O intercâmbio mais realizado entre brasileiros, o curso de idiomas na Inglaterra pode ser feito por alunos que tenham ao menos 18 anos, sem limites de idade. Os cursos são disponíveis dos níveis mais básicos, até o nível mais avançado. Ou seja, tem para todo mundo.

Você pode escolher entre períodos curtos, a partir de 2 semanas, até períodos longos de estudo, chegando a 1 ano inteiro, caso necessário. Além disso, ao seu matricular, o aluno escolhe se quer fazer um curso regular, de 3 horas por dia, o curso semi-intensivo, em torno de 4 horas por dia, e o intensivo, de 5 horas por dia.

Algumas instituições tem cursos só pela manhã, outros só pela tarde, e em alguns casos o horário só é definido após sua chegada e o teste de nivelamento. Essa variedade de opções é ótima, pois consegue filtrar pela que tenha mais a ver com o seu perfil.

Ensino Superior

Ensino Superior

Para quem já domina o idioma, e quer ficar um período mais longo,  existe a opção de fazer um curso de ensino superior na Inglaterra. Seja para a graduação, o mestrado ou o doutorado, a tm ajuda os estudantes a se candidatarem nas mais diversas universidades britânicas.

Vale destacar que o país conta com algumas das universidades mais renomadas do mundo, o caso da Universidade de Oxford e a Universidade de Cambridge. Além delas, existe um leque de opções, tanto em Londres, quanto em cidades do interior. Um dos filtros que ajudamos os mates a fazerem é o do curso, que é importantíssimo para uma experiência ainda melhor.

As instituições de ensino superior da Inglaterra são bastante exigentes com documentação e conhecimento do inglês. Sendo assim, nós acompanhamos no step by step para que você consiga alcançar esse sonho. Toda e qualquer dúvida que você tiver, pode contar com a gente sempre! Não só para decidir sobre o curso, mas entender sobre a cidade, acomodação da universidade, e tantos outros detalhes que fazem a diferença.

Teen Program

Teen Program

Os Teen Programs acontecem sempre no mês de julho, época de férias da escola, e têm duração de duas semanas: dessa maneira, não prejudica o andamento das aulas no Brasil! Em todos eles, para que o estudante possa viajar, é necessário ter pelo menos 12 anos no dia do embarque, e no máximo 17. No caso da Inglaterra, o destino é Londres.

O programa é especialmente para alunos dessa faixa etária, porém, se o estudante tiver 11 anos no momento da matrícula, e na data da viagem já tiver completado 12 anos, também é possível participar. Todos os programas são acompanhados por um ou mais líderes da tm, que monitoram o grupo, não só durante a viagem de avião, mas também por todo o período de estadia no exterior.

Além disso, os monitores também mantém contato diário com os pais por meio de um grupo, o que traz uma segurança a mais para eles que ficam no Brasil. Sendo assim, as atualizações ocorrem sempre, com updates de como os jovens estão.

Capital x Interior

Capital x Interior 

Outra questão para analisar, é se irá preferir morar em Londres, ou em alguma cidade do interior. Vale dizer que, um dos pontos de atenção, no caso dos adultos, pode ser a possibilidade de trabalho. No caso da Inglaterra, apenas estudantes que fazem o ensino superior podem trabalhar algumas horas por semana, os outros programas não permitem trabalho.

Nesse caso, naturalmente Londres tem uma demanda maior. Porem, como consequência, também tem uma concorrência mais ampla. Então, considere esses aspectos se o seu estiver pensando em algo nesse sentido. Agora, se for realizar um outro tipo de intercâmbio, vale pesquisar bastante sobre o ritmo da cidade, se tem praia ou não, o que tem para fazer na época do ano que irá passar por lá, entre outros detalhes.

Mesmo para quem mora na interior, dependendo da cidade, é simples visitar Londres no final de semana. O país tem uma malha ferroviária ampla e eficiente, com conexões em diversas cidades maiores. Uma experiência bem diferente do Brasil. Sendo assim, a dica aqui é analisar detalhadamente as características das cidades, para que faça uma boa escolha.

Se você gostou dessas dicas, e quiser maiores informações, converse com um de nossos especialistas e entenda todas as possibilidades. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais @travelmateintercambio para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, dicas, promoções e condições exclusivas!


Publicado originalmente no blog: TravelMate.

Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *