Cultura do Natal ao redor do mundo

A época que tanta gente gosta chegou, e queremos compartilhar algumas curiosidades sobre a cultura do natal ao redor do mundo. Você sabia que dependendo do país, a tradição muda bastante quando comparada a do Brasil?

Pode não parecer, mas estamos quase que numa bolha. Quando abrimos os olhos para entender um pouco melhor de como comemoram o natal em outras culturas, acabamos nos surpreendendo. Confira abaixo algumas curiosidades sobre como o Natal acontece em alguns países.

Hungria

Hungria

O período de Natal é bastante popular entre as crianças, porque no início de Dezembro, na noite de 5 de Dezembro, elas são visitadas por um velinho de barba longa da Lapónia, conhecido como São Nicolau, que conhecemos coo Papai Noel.

As crianças que se comportaram bem recebem um pacote cheio de bugigangas e outras guloseimas nas suas botas cuidadosamente limpas e colocadas na janela, mas as crianças cujos nomes estão escritos na lista ‘malandreca’ só encontram galhos nas botas no dia seguinte.

A segunda comemoração é na noite do dia 24 para 25 de dezembro, como estamos mais acostumados. Mas a grande diferença é que nesse dia, quem traz os presentes não é o Papai Noel, é o menino Jesus. E não é que quando paramos para pensar, essa ideia faz sentido? Afinal,  o Natal é a comemoração do nascimento de Jesus.

Noruega

Noruega

Nesse país nórdico, que está entre os mais felizes do mundo, o Natal é chamado de jul, e a maioria dos noruegueses se reúne na véspera para a tradicional ceia e, em muitos casos, à espera do Julenisse, o Papai Noel.

Isso sem falar do festival de luzes que toma conta do país, envolvendo todos em um verdadeiro clima de conto de fadas. Um dos aspectos mais interessantes da região é encontrar presentes feitos à mão nas feiras de Natal e, de quebra, degustar comidas típicas de dar água na boca.

Caso esteja por lá nessa época, procure nas padarias os biscoitos de Natal noruegueses, como o goro, o krumkaker ou o berlinekrans. Se for a um supermercado, não deixe de levar para casa um kit divertido para construir a sua própria casinha de pão de mel.

África do Sul

África do Sul

Saindo um pouco da Europa, temos o país mais popular para intercâmbio no continente africano. Por lá, nao há celebrações na noite do dia 24 de dezembro, tudo acontece no dia 25: na parte da manhã, as famílias vão juntas às igrejas e, seguem para alguma casa para o tradicional e festivo almoço de Natal.

Após o almoço, há a troca de presentes. Além de familiares, participam do almoço natalino amigos próximos, agregados e vizinhos. Existe uma tradição entre algumas famílias locais de realizarem uma viagem para um Safari da região em que moram, porém não é uma regra.

Como Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, as percepção do povo sul-africano é que a festa deve ocorrer nesse dia. Por essa razão, a tradição do país é diferente da brasileira nesse sentido. Ainda assim, contam com a troca de presentes e tudo mais.

Canadá

Cultura do Natal ao redor do mundo

Vamos então falar um pouco sobre o favorito dos intercambistas brasileiros? Tudo começa com o estação do ano. O Natal no Canadá acontece no inverno, quando frio e neve se misturam e fazem o clima natalino bater ainda mais forte!

Assim como na África do Sul, a reunião costuma ocorrer durante o almoço do dia 25 de dezembro, e não no dia 24. Os canadenses tem a tradição de pendurar meias natalinas em algum lugar da casa, para que quando forem conferir, tenham recebidos presentes ou doces.

Diferente de outras nações, por ser um país majoritariamente feito de imigrantes, acaba que não existe uma regra geral. Sendo assim, uma boa parte dos canadenses realiza a cerimônia dessa forma, porém uma outra parcela, pode comemorar de maneiras distintas, ou até mesmo não comemorar.

Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de intercâmbios, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.


Publicado originalmente no blog: wta Intercâmbio.

Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *