Quando se fala em realizar um intercâmbio no Canadá, a maioria das pessoas prefere ficar entre Toronto e Vancouver, que são as duas maiores e mais populares cidades. Mas quais as diferenças entre Toronto e Vancouver? Porque apesar de serem as preferidas, as duas têm sim peculiaridades bastante específicas.
É possível que você já tenha escutado que Toronto está para São Paulo, como Vancouver está para o Rio de Janeiro. Mas acredite, essa explicação é bastante superficial, e existem muitos nuances que desmistificam essa comparação. Até porque, ambas são consideravelmente diferentes de qualquer cidade brasileira.
População e rotina
Se considerarmos toda a região metropolitana das duas cidades, Vancouver conta com pouco mais de 2 milhões de habitantes, enquanto Toronto tem em torno de 6 milhões de pessoas. Ambas as cidades são de grande porte. O transporte público, que você provavelmente utilizada quase que diariamente, tem qualidade e pontualidade nas duas metrópoles.
Porém, em razão do tamanho de cada cidade, naturalmente, é possível se locomover com maior agilidade em Vancouver. Só que vale destacar que as acomodações, tanto em casa de família, quanto residência estudantil, ficam em sua maioria, a mais ou menos uma hora de distância das escolas de idiomas. Ou seja, não é o tipo de intercâmbio que você costuma morar muito próximo de onde estuda, em nenhuma das cidades.
Além disso, é fácil de comprar o bilhete de transporte, e nas duas cidades você tem acesso a tarifa de estudante. Quando você chega, a depender do tempo que irá ficar, vale analisar se vale comprar um bilhete de tempo específico, por exemplo, o mensal no caso de ficar pelo menos 4 semanas. Dessa maneira consegue economizar um pouco de dinheiro.
Passeios e pontos turísticos
As duas cidades contam com muitos pontos turísticos, mas aqui temos uma percepção bem diferente entre ambas. Em Vancouver, é muito comum que ocorram passeios a céu aberto durante todo o ano, mesmo em alguns dias mais ensolarados do inverno. Enquanto isso, em Toronto, esse tipo de passeio costuma ocorrer apenas durante o verão e primavera. Isso acontece porque a cidade é muito fria durante outono e inverno.
Ou seja, é super recomendável que você entenda qual a época do ano que irá viajar, e o tipo de clima que se identifica. Para que não tenha nenhuma surpresa negativa, e esteja com todas as expectativas trabalhadas. Vancouver conta com muito verde, a cidade é rodeada de parques e montanhas, acaba que se torna parte da sua rotina de passeios. Enquanto isso, Toronto é extremamente rica em cultura, com muitos passeios indoor, visitas em museus, e restaurantes super populares.
Vale destacar que os passeios a céu aberto, em ambas as cidades, normalmente são gratuitos. Em Vancouver é possível aproveitar as praias no verão, e nesse mesmo período, o lago de Toronto costuma ficar cheio, onde a galera se banha e aproveita o sol. Ah, e Toronto tem climas mais extremos, é bem quente no verão, e bem gelada no inverno. Enquanto isso, Vancouver conta com temperaturas mais amenas em todas as épocas do ano.
Custo de vida
Nesse tópico, vale destacar que muda muito de pessoa para pessoa. Vai realmente depender do quanto você vai se esforçar para economizar, ou do quanto isso não é uma preocupação no seu caso. De qualquer modo, podemos afirmar que Toronto costuma ter um custo de vida um pouco mais caro do que Vancouver.
Por exemplo, se seu projeto é de ficar um mês no intercâmbio, e você se matrícula num intercâmbio que conta com café da manhã e jantar, o aconselhável é em torno de CAD$300,00 por semana para Vancouver, e CAD$350,00 por semana para Toronto. Esses valores pensando que você fará alguns passeios, mas sem abusar nos gastos de dia a dia, como por exemplo, restaurantes.
Caso você leve menos dinheiro, deverá tomar muito cuidado com a administração, pois provavelmente, ficará com o budget mais apertado. Em contraponto, caso seus planos sejas de levar mais dinheiro, não deverá ter muitas dificuldades durante o período de estudos. Lembrando sempre que, durante a semana, em ao menos uma parte do dia, você estará estudando na instituição e ensino.
Escolas e Universidades
Quando falamos de escolas de idioma, a boa notícia é que normalmente as instituições presentes em Toronto, também atuam em Vancouver. Então, caso tenha gostado de uma escola específica, a grande maioria delas está nas duas cidades. Todavia, se você for fazer um curso de ensino superior em uma Universidade ou College, aí sim, são completamente diferentes de um país para o outro.
Nessa segunda possibilidade, é mais do que recomendado que você converse com um especialista da wta e entenda cada detalhe sobre os cursos disponíveis, o que pode fazer, quanto tempo dura e qual o investimento financeiro. Conseguindo realizar esses alinhamentos e trabalhar bem as expectativas, tem tudo para que o projeto do intercâmbio saia do papel, e consiga fazer as coisas de maneira assertiva.
Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de intercâmbios, nos chame para conversar. Por fim, para ficar por dentro das novidades e receber diversas dicas sobre educação no exterior, nos siga nas redes sociais @wtaintercambio.
Publicado originalmente no blog: wta Intercâmbio.
Gostou do conteúdo? Clique aqui, se inscreva na newsletter e receba todos os novos conteúdos que eu publicar, direto na sua caixa de entrada.